terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Revolução cientifica


A partir do renascimento , a religião, suporte do saber na Idade Média, sofreu diversos abalos com o questionamento da autoridade papal, o surgimento do protestantismo e a consequente destruição da unidade religiosa da Europa Ocidental.
Segundo Galileu:  A filosofia encontra-se escrita neste livro que continuamente se abre perante nossos olhos, que não se pode compreender  antes de entender a língua e conhecer os caracteres com os quais está escrito. Ele está escrito em língua matematica, os caracteres são triângulos, circunferências e outras figuras geométricas, sem cujos meios é impossível entender humanamente  as palavras:  sem eles nos vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto.
Em 1638, á revelia da Inquisição, foi publicada na Holanda a obra Discursos e demonstrações matemáticas sobre fuas novas ciências, quando seu autor, Galileu, já cego, ainda se encontrava  em prisão domiciliar. A partir desse último e importante trabalho, em que relaciona a hipótese  copernicana ás leis da mecânica, ligando a ciência  da astronomia á física, pode-se dizer que nascia a física moderna e uma nova concepção de astronomia.
A teoria geocêntrica encontra-se nas obras de Aristóteles, posteriormente completadas por Ptolomeu. Essa concepção, que perdurou durante toda a Antiguidade e a Idade Média, descreve um Universo finito, esférico, hierarquizado. O geocentrismo era de certo modo confirmado pelo senso comum: percebemos que a Terra é imóvel e que o Sol gira á sua volta.
       
  enviado por: alana, maiquel e renan

Nenhum comentário:

Postar um comentário